Blog destinado a todos que se interessam por conhecimentos diversos. Por se tratar de um blog criado para fins educativos-culturais, aqui pode-se encontrar textos de educadores, professores, pesquisadores e quem mais estiver interessado em divulgar pensamentos, fotos, textos, contos ou crônicas. Para divulgar mande seu material para o email do blog, não esqueça os dados de publicação ou pessoais.Aproveitem as leituras.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto “Oficina de leitura de jornal on-line”

Disciplina Responsável: Oficina de Informática Educacional e gestão da Diretora da escola
Transversalidade: Cidadania
Público Alvo: 5º ano
Período: do 2º ao 4º bimestres

Justificativa
Considerando a urgência da leitura na escola correspondendo a sua função social, conforme apregoa Délia Lerner em Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário da editora Artmed, Porto Alegre, 2005; o que é proposto através do material didático do “Programa Ler e Escrever” da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo em torno da leitura de jornal; o interesse dos alunos por trabalhos que utilizem a informática, e a formação das duas profissionais, a professora de informática e a diretora da escola, ambas formadas em Letras e mestres em Estudos Literários, o presente projeto poderá subsidiar o trabalho das professoras Regentes de classe no desenvolvimento do currículo de forma bem sucedido a fim de atender as expectativas de aprendizagem dos conteúdos referentes leitura, compreensão e escrita de textos para o 5º ano do ciclo I.

A 1ª Atividade que será desenvolvida refere-se ao jornal que segue:


Bom dia/ Boa tarde, garotada dos 5ºs anos A e B!!!
Será um imenso prazer participar do processo de ensino e de aprendizagem  de leitura de jornal  com vocês. Estou feliz por poder dialogar com vocês virtualmente. Mas para que sejamos bem sucedidos é preciso querer participar e ser dedicado.
 Boa Leitura para todos!!! (Nilda)

Oficina de Leitura de Jornal On-line (responsáveis: professora Patrícia e diretora Nilda)
Atividades de leitura e de entendimento de reportagem jornalística.
I - A reportagem referente a “sacolinhas  plásticas”  dos supermercados publicada pela  Folha de São Paulo, terça feira, 22 de maio de 2012, segundo caderno “B”, apresenta-se em duas linguagens: a escrita e a gráfica. Leia a reportagem e comente o seu entendimento em ambas as linguagens.
1-    Na linguagem escrita, logo no 1º parágrafo, quem e quantos são favoráveis à distribuição das sacolinhas plásticas pelos supermercados?
Resposta:
2-    Leia o 2º parágrafo e responda:
Como , através do que, de que maneira o leitor (você) ficou sabendo da informação dada no 1º parágrafo?
Resposta:
3-    Pesquise no Google o que é Datafolha e responda com as suas palavras.
Resposta:
4-    Leia o 3º parágrafo e comente o posicionamento da “Plastivida”. Antes, olhe no dicionário o sentido da palavra banimento   do verbo banir.  Ela é contra ou a favor da distribuição das sacolinhas pelos Supermercados? Por quê?
Resposta:
5-    No décimo parágrafo, intitulado Razões, você poderá ler o posicionamento dos entrevistados sobre o “banimento” das sacolinhas dos supermercados. Responda qual é o percentual de pessoas que acham que as sacolinhas foram retiradas dos supermercados por:
a)     Interesse econômico?
b)    Imposição das autoridades?
c)     Cuidados com o meio ambiente?
6-    O que você entende por interesse econômico?
Resposta:
Imposição das autoridades?
Resposta:
Cuidados com o meio ambiente?
Resposta:
7-    No sexto parágrafo, é citado um órgão que comporta autoridade. Cite-o.
Resposta:
8-    No décimo segundo parágrafo há a fala de alguém, marcada pelo sinal de aspas.
a)     Quem está falando?
b)    Qual é o posicionamento dele?
9-    Leia no “Painel do Leitor”  o posicionamento de um leitor sobre as “sacolinhas”.
Qual é o posicionamento deste leitor?
Resposta:
10-                      E qual é o seu (aluno) posicionamento em relação ao “banimento” das sacolas plásticas dos supermercados?
Escreva para o “Painel do Leitor”
II – Observe as informações no gráfico 01 e escreva, na sequência de percentual, ou seja, do maior para o menor número de entrevistados em relação ao posicionamento referente ao uso das sacolinhas plásticas dos supermercados.

Por exemplo. Observe o último gráfico, o 05:
75% não percebeu mudança no preço dos produtos após a retirada das sacolas plásticas
23% percebeu aumento nos preços
02% percebeu redução nos preços.

Através do resultado da pesquisa mostrada no gráfico 05, observa-se que os supermercados não estão descontando o preço das sacolas nos produtos. Os supermercados estão lucrando com a retirada das sacolas porque eles não estão mais tendo custos com as sacolas.
Agora, faça o mesmo que foi feito no exemplo considerando os dados do gráfico 01. Descreva desde o percentual dos entrevistados, na ordem decrescente, considerando as cores nos gráficos e os espaços no gráfico. Depois escreva a sua constatação.

OBSERVAÇÃO  01 : Após responder a todas as questões, enviem -nas para o e-mail: escolarobertoveltre@gmail.com
OBSERVAÇÃO 02: Aguarde que as questões serão devolvidas corrigidas pela diretora Nilda com nota e comentários.
OBSERVAÇÃO 03: Após todos os alunos se posicionarem escrevendo para “Painel do Leitor”, a professora da Oficina Curricular de Experiências Matemáticas deverá propor a transformação dos  resultados dos posicionamentos em gráficos.
OBSERVAÇÃO 04: Todo o suporte (ajuda/orientação) para responder às questões adequadamente, bem como o envio das questões, o acesso da devolução das questões será dada pela professora Patrícia.

Bom Trabalho
Nilda Medeiros
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário